Um novo ano letivo aproxima-se... é tempo de acolher papás e crianças, convidando-os para juntos iniciarmos uma nova história. No entanto, as suas primeiras páginas são marcadas por algumas lágrimas que depressa se transformam em brilhantes sorrisos.
Neste âmbito e porque sei que os primeiros dias são muito difíceis para os papás e também um pouquinho para as crianças, partilho um conjunto de sugestões que poderão facilitar o processo de adaptação.
Papás:
- Procurem não demonstrar sentimentos de ansiedade e preocupação, uma vez que o vosso comportamento irá influenciar a adaptação do vosso filho. Para além do exposto, respondam a todas as questões por si colocadas e expliquem que terão de se ausentar para ir trabalhar, mas logo que possam voltarão para o ir buscar;
- Se o vosso filho chorar e disser que não quer ir para a Creche, não cedam, por mais difícil que seja tomar esta atitude, é muito importante que se estabeleça uma rotina;
- Despeçam-se sempre e após a despedida retirem-se de imediato da sala, pois ao prolongarem este momento estão a deixá-lo cada vez mais ansioso;
- Cumpram tudo o que prometeram no ato de despedida e não se atrasem, principalmente nas primeiras semanas;
- No regresso a casa conversem com o vosso filho, de forma entusiástica, referindo os espaços que observaram, as pessoas que conheceram (incluindo crianças e adultos), bem como a quantidade de brinquedos disponíveis.
Após alguns dias criam-se laços, laços que perduram e, as lágrimas que outrora chorámos, choraremos em tempos vindouros no momento da despedida!
E as histórias que vivemos? Essas serão para sempre recordadas!
E as histórias que vivemos? Essas serão para sempre recordadas!
Boas dicas! Utilizei muitas estratégias semelhantes com a Alice e funcionaram. Ela é contudo uma criança muito sociável e sempre se adaptou bem. Obrigada!
ResponderEliminarÉ verdade mamã a nossa Alice é uma criança muito sociável e amorosa. As saudades apertam a cada dia que passa. Obrigada por ter deixado o seu comentário.
EliminarBeijinhos