domingo, 17 de agosto de 2014

Educar Com Arte Numa Sala de 2-3 Anos


"Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma".
George Bernard Shaw


Após o finalizar de um ano letivo é tempo de refletir e de partilhar a magia de momentos vividos. 
Ao longo deste ano o grupo da Sala dos Pescadores foi convidado a conhecer um leque de extraordinários pintores, descobrindo a sua essência.
Com poemas, fantoches, músicas e fotografias todos os dias se desvendava mais um capítulo das histórias de vida de cada pintor e se acrescentava um parágrafo às nossas próprias histórias.
E as técnicas de pintura utilizadas pelos pintores? Essas foram descobertas com a prática, experienciando! Para o efeito recorremos a vários materiais: panos, objetos de diferentes formas, rede de pesca, entre outros.
E eu, maravilhada com tamanha sensibilidade, observava os meus artistas quando realizavam as suas produções, orgulhosa das autênticas obras de arte que dali surgiam.
Com o tempo os pintores começaram a ser reconhecidos por todos os elementos do grupo de uma forma tão especial (avó Miró, pirata Lotto...), constituindo parte integrante da família da Sala dos Pescadores.
Foi para mim muito gratificante escutar as minhas crianças a empregarem termos relacionados com o universo da arte (paleta, pincel, quadro/tela...) e a partilharem com os seus papás o nome dos pintores trabalhados.
Durante a implementação deste projeto todos os dias fui surpreendida pelos meus pequenos GRANDES pintores. Todos os dias "pintámos" novas telas com momentos, cores e sentimentos!
E na despedida a este projeto... cada elemento do grupo teve a oportunidade de escolher o seu pintor preferido e de o "incorporar" numa atividade intitulada: "Vamos Ser Pintores". 
E assim... por entre telas, pincéis, cavaletes, paletas, aventais, boinas, echarpes e pulseiras... sentiram como Cármen Lara, descobriram as formas de Joan Miró, envolveram-se com a ternura do seio familiar de Lorenzo Lotto, conheceram os animais de Henri Matisse e exploraram as profissões de pintor e pescador segundo o olhar de Claude Monet. 
Obrigada por me proporcionarem momentos inesquecíveis, pintando o mundo com as mais belas cores da infância. Serão sempre os meus pintores de sonhos e de esperança! 
Termino com uma frase de Hohmann e Weikart (2009), que resume de forma exímia, o valor da arte na infância:

"A página com que começam está em branco, mas as crianças aprendem, por experiência própria com as tintas e os lápis, que a podem encher da maneira que faz sentido para elas, ficando assim como que com uns poderes mágicos para criarem imagens, histórias e produtos finais".


Livro infanto-juvenil que serviu de base para este projeto:
Um Dia o Pincel

Sem comentários:

Enviar um comentário