domingo, 31 de agosto de 2014

Mordidas: Uma Forma de Expressão e/ou Aprendizagem?

 
As mordidas surgem frequentemente na valência de Creche em salas de 1, 2 e 3 anos, preocupando pais e educadores. No entanto é necessário compreender que esta é uma fase do desenvolvimento comum a todas as crianças desta faixa etária. 
Ao morder, a criança experimenta e investiga a textura (as pessoas são duras, moles, rasgam, partem?) a consistência da pele, o sabor, o cheiro e ainda os efeitos que a sua atitude provoca no outro (o choro, o medo, a reação da educadora). Como tal, morder é também uma forma de conhecer o mundo e de comunicar.
Neste âmbito, morder pode ser algo que fascina, o que leva a criança a repetir a experiência. Porém com o desenvolvimento da linguagem verifica-se uma diminuição do número de mordidas. 

Como agir em contexto educativo?
 
A equipa da sala deve estar permanentemente atenta, de modo a evitar tais situações. Contudo, nem sempre se consegue impedir que as mordidelas aconteçam. 
Neste caso, após a mordida, a educadora deve conversar calmamente com a criança, explicando que a sua atitude magoou principalmente o amigo, mas também os seus papás, os dele e os adultos da sala. Neste momento é importante que se coloque ao nível da criança e que converse olhando-a nos olhos. Depois do diálogo a educadora deve chamar o amigo mordido para lhe pedir desculpa.
Todavia, se as mordidas forem uma prática recorrente é necessário descobrir a sua origem, de modo a encontrar soluções para o problema. Em casos como este é imprescindível a colaboração dos pais. 
Para além do exposto, é ainda importante não julgar, uma vez que se trata de uma questão delicada, não só para os pais da criança que morde como também para os papás da que é mordida. 

No meu primeiro ano de trabalho acompanhei um grupo de 1/2 anos e constatei que as mordidas eram frequentes em parte devido ao espaço se encontrar com pouco material lúdico-pedagógico.
Para colmatar esta situação adquiri um número significativo de brinquedos e construí um conjunto de jogos relacionados com o tema do Projeto Pedagógico de Sala, oferecendo ao grupo uma maior variedade de materiais.
Após alguns dias... o número de mordidas diminuiu consideravelmente.
Existem vários motivos que poderão estar na origem das mordidas, é importante questionar e refletir para posteriormente tentar solucionar!

Sem comentários:

Enviar um comentário