segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A Mala das Histórias de Encantar


"Sapatinhos de veludo...
Nesta sala vão entrar...
Todos muito caladinhos...
Para a história escutar."

A literatura infantil transporta consigo potencialidades essenciais para a formação da criança, auxiliando-a em simultâneo, no processo de construção da sua personalidade. 
Através das histórias narradas, a criança tem a oportunidade de descobrir a magia da infância, de transpor universos, de vivenciar novas situações, de resolver possíveis conflitos interiores e problemas de ordem pessoal.
A mala das histórias de encantar surge como uma forma dinâmica e apelativa  de apresentar livros ao grupo. Para além do livro selecionado, poderá conter um conjunto de objetos relacionados com a história (fantoches, imagens, cenários, acessórios...), os quais serão desvendados progressivamente, de modo a proporcionar sucessivos momentos de surpresa.
As histórias para a infância encantam crianças e educadores que se envolvem verdadeiramente quando as contam, conferindo-lhes o seu toque pessoal. Contar histórias é uma das minhas paixões nesta profissão! 
No próximo ano letivo pretendo utilizar várias vezes esta ferramenta de trabalho tão especial, de modo a proporcionar ao meu grupo momentos inesquecíveis e a transmitir-lhes o gosto pela literatura. 
A mala será introduzida com a seguinte canção, pensada neste mesmo instante: 

"Ora deixa-me cá ver...
Que história a Lara vai ler...
Na mala das histórias de encantar,
Há muitas surpresas por revelar"

Esta é a minha mala das histórias! Espero que gostem! Já há algum tempo que procurava uma assim e no fim-de-semana vi esta e apaixonei-me!





"Com pózinhos de perlimpimpim a história chegou ao fim"

2 comentários:

  1. Óptima ideia Lara! Muito criativa como sempre! Sempre disseste que querias ser educadora de infância e sabia que te irias tornar numa excelente profissional! Os meninos da tua sala vão ficar super entusiasmados cada vez que trouxeres a tua mala das histórias de encantar. Admiro a dedicação e gosto que tens pela tua profissão. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas tuas palavras amiga. É verdade e hoje ser educadora de infância é a concretização de um tão desejado sonho. Beijinhos e obrigada pelo apoio sempre demonstrado.

      Eliminar